segunda-feira, dezembro 15

Rejane Rios (Professora 1º ano tarde)

1- Introdução;
2- Desenvolvimento;
Início das aulas - 1º semestre;
Produção coreográfica e Apresentação;
Avaliações;
Início das aulas - 2º semestre;
2ª Produção coreográfica e Apresentação;
Avaliações e Resultados (DVD);
Encerramento;
Observações;

3- Conclusão


RELATÓRIO

1- Introdução

As aulas de danças folclóricas iniciaram em março/2008, foi um ano muito proveitoso. Na turma do 1º ano tarde, foram realizadas algumas atividades pedagógicas cuja quais estimularam no desenvolvimento cognitivo das aulas. Houve duas produções coreográficas (Pisa na fulô e Ema), e outras usadas somente em sala como aquecimento e alongamento. As apresentações foram feitas no próprio Teatro do Boi e em outros ambientes como: praças, adro da igreja, outros teatros e etc. Com relação às avaliações, foram feitas diariamente durante as aulas, e dada as notas bimestralmente. Os resultados serão expostos na portaria, e de acordo com a agenda do teatro haverá três dias de encerramento no Teatro do Boi.

2- Desenvolvimento

No 1º dia de aula é feita a acolhida das alunas através de dinâmicas e jogos, nos quais elas dizem seus nomes e falam do que gostam. Através de reuniões com a direção é escolhida a música que cada professor irá trabalhar. Antes da produção coreográfica, as alunas ouvem a música, e logo em seguida fazem desenhos relacionados com a música nos quais são expostos no mural (feito por elas). Nos primeiros meses foi trabalhada a coreografia do Pisa na fulô (dança folclórica piauiense) e os ensaios da mesma.
Houve algumas apresentações no próprio Teatro do Boi, onde sempre acontecem amostras de danças e festividades relacionadas às datas comemorativas, nas quais as alunas do 1º ano tarde sempre são convidadas, o que é louvável, pois as alunas adoram participar e mostrar aos amigos e pais o que aprenderam. As apresentações fora do Teatro também são louváveis, pois as alunas têm a oportunidade de conhecer outros lugares e pessoas, mas é importante saber em que condições se encontram esses locais onde elas iram dançar, também tem a questão do transporte se é seguro ou não, e o figurino que foi para as alunas do 1º ano tarde, um problema, pois não possuíam figurinos próprios.
As avaliações foram feitas diariamente durante as aulas, onde eram aplicadas atividades estimuladoras como dinâmicas e jogos, exercícios de aquecimento e alongamentos, pesquisar sobre algumas datas especiais como: o dia do folclore, o dia do cabeça de cuia, da dança, de Teresina e outras. As alunas têm médias bimestrais e notas individuais.
No início do 2º semestre também foi feita a acolhida das alunas, embora todas já se conhecessem, é importante, pois elas sentem-se bem recebidas à sala de aula. Foi selecionada pela direção a segunda música e feita a segunda produção, a Ema (figura do Reisado piauiense) que foi apresentada duas vezes no Teatro do Boi, sem figurinos próprios.
Foi exposto, em sala de aula, o DVD Candeeiro no Folclore, onde as alunas escreveram o que entenderam, o que gostaram e o que não gostaram, e foi requisitos de avaliação. Também foram oferecidas a elas palestras referentes às questões ambientais e o trânsito. Os resultados finais serão expostos na portaria.
Haverá 3 dias de encerramento no próprio Teatro, onde cada turma poderá mostrar suas respectivas coreografias.

Observações:
· Houve desistências de seis alunas (1º ano tarde), umas por motivos sérios, outras porque a mãe não podia mais deixar e outras por motivos desconhecidos;
· O ambiente físico da sala de aula se encontra em situações não muito agradáveis, pois uma das barras arrancou, o teto tem bastante goteiras e o espelho está quebrando;
· Os funcionários da casa sempre estão à disposição para ajudar;
· Houve no início do mês de novembro, uma situação não muito agradável na sala do 1º ano tarde. Alunos de uma determinada escola, fizeram muito barulho, atrapalhando a aula.

3- Conclusão

É muito importante para essas crianças terem aulas de dança, pois a dança proporciona uma série de habilidades como noções de ritmos, de espaço, trabalho em equipe, o reconhecimento do próprio corpo, além de reconhecer danças, músicas e brincadeiras praticadas pelos pais, avós…
A dança folclórica pode ser ainda uma das maneiras que a criança utiliza para poder se comunicar com ela mesma, com os outros e com o mundo. Não é só ensinar a dançar, é também formar cidadãos críticos e humanos.

Um comentário:

Unknown disse...

SEMPRE ACREDITEI NESSE TRABALHO COMO ALGO QUE TRANSFORMA VIDAS, ACHO MUITO BOM QUE COMPARTILHAMOS DO MESMO PENSAMENTO, GOSTO DE TER VC NA NOSSA EQUIPE, VAMOS LUTAR PARA TE DAR MAIS SUPORTE PRA QUE DESENVOLVA MELHOR SEU TRABALHO.