
PROPOSTA DE CRIAÇÃO BALÉ FOLCLÓRICO DE TERESINA.
A Escola de Danças Folclóricas de Teresina em 2005 implantou um sistema de ensino continuado onde à criança matricule-se com idade entre sete e oito anos e desenvolve um aprendizado geral em Dança com habilitação em Folclore num período de quatro anos. Nessa fase tem-se contato com a dança de forma geral e estudos complementares que auxiliam esse aprendizado preparando profissionais para as exigências atuais do mercado. Oferecemos aulas de balé clássico, dança contemporânea, circo, visitas á espetáculos, aulas passeios, apresentações de coreografias desenvolvidas em sala de aula, além de estudos específicos sobre folclore Piauiense, especificamente as Danças e Lendas.
Buscamos uma aproximação com as famílias, apresentado espetáculos, fazendo ensaios abertos, reuniões, convite para palestras e eventos. Deixando claras nossas ações e objetivos que certamente com auxilio da família surtirão os efeitos necessários na formação desses adolescentes, trabalhando além da dança a socialização, o trabalho em equipe e outros tantos benefícios de uma atividade tão abrangente como a Dança. Conquistamos o apoio dos familiares assim como o respeito da comunidade com o trabalho desenvolvido, prova de que estamos no caminho certo.
Entraremos agora na fase final dessa experiência de quatro anos as primeiras turmas se formarão no final do ano e para condensar os anos de aprendizado, criaremos um grupo que funcionará como um estágio, onde o aluno revisa todo assunto e reforçando sua experiência em apresentações e aulas teóricas de Folclore será o momento de se preparar realmente pro mercado de trabalho, pois ele terá um trabalho mais intenso e bem mais consciente tendo em vista todo seu amadurecimento nos quatro anos de dedicação.
No 3° ano de Escola de Danças Folclóricas o aluno que se interessar em ingressar no Balé Folclórico se submeterá a um teste onde será avaliado pelos professores da Escola, sendo aprovado. Assinaremos um contrato temporário de um ano podendo ser renovado por mais um. Acreditamos ser essa a forma mais eficiente para conclusão dos estudos além de valorizar o esforço e dedicação dos alunos por todo esse tempo. Estaremos também lançando a cada dois anos muitos profissionais competentes na área da dança, preenchendo assim um demanda em crescimento no nosso estado.
O Corpo de Baile será formado por 20 alunos (as) com mais de três anos de estudo entre dezesseis e dezoito anos que terão uma bolsa incentivo no valor de 75 reais e 30 vales transportes como uma forma de incentivo aos estudos, este grupo estará disponível para apresentações em eventos representando a prefeitura de Teresina e a Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Valdemar dos Santos Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário