quarta-feira, fevereiro 18

Plano Anual Escola de Danças Populares "Nação Tremembé"

PLANEJAMENTO 2009

ESCOLA DE DANÇAS POPULARES “NAÇÃO TREMEMBÉ”

EMENTA:
Introdução ao universo da cultura popular: conceito, campo de ação, identidade cultural e os elementos formadores da cultura piauiense.
O processo dinâmico das manifestações culturais e inter-relações entre as diversas regiões brasileiras.
Uso da cultura popular e do folclore na construção de produtos artísticos: Vivência corporal e espacial.

OBJETIVOS:
Geral: Promover um conjunto de ações contínuas, de caráter cultural na área de Dança. Conhecer e representar as tradições e manifestações populares do Piauí, colaborando com a preservação da nossa cultura popular.
Específico: Compreender e utilizar a dança como linguagem numa interação com a realidade local.
Favorecer processos criadores que despertem o pensar sobre a arte e a identidade cultural.
Desenvolver através da dança, habilidades que explorem as competências corporais, espacial e criativa.
Realizar a dança de maneira plena, formando “cidadãos” pensantes e atuantes.
Explorar a música, a percussão e o movimento corporal como modos de favorecer a percepção rítmica e a valorização das manifestações populares.
Favorecer a investigação, preservação e comunicação por meio da cultura popular.

CONTEÚDO PROGRÁMATICO:
Preparatório (crianças entre 07 e 09 anos)
Brincadeiras e jogos corporais, por meios de jogos estimuladores para exploração do espaço e do corpo.
Exercícios básicos de postura e alongamento (colocação correta de braços, quadris e ombros, consciência corporal).
Transferência de peso; impulsão para saltos por meio de brincadeiras que despertem a consciência corporal e espacial.
Exercícios de ioga para desenvolver o relaxamento corporal.
Estudo da ciranda, passos, musica e evoluções no espaço.

1º Ano (crianças entre 09 e 11 anos)
Estudo e atividades que envolvam pesquisas como, adivinhações, jogos, canções, cantigas de roda, cirandas, danças e brinquedos. Músicas; comidas; costumes; hábitos; crenças e vocabulário.
Dança Criativa: introduzindo o primeiro elemento “O corpo” como partes internas e externas, desenvolvimento da expressão artística, por meio da os movimentos e passos, embasado nos princípios da técnica de Rudof Laban.
Técnica Clássica: Principais Posições dos Pés; Posições dos Braços; Demi-plié (demipliê); Adágio, compreendendo condicionamento da musculatura; Iniciação do uso da barra; alinhamento postural.
Estudo das danças populares do Piauí com o objetivo de criar uma coreografia que tenha base em alguma dessas danças do Piauí.

2° Ano (crianças entre 11 e 13 anos)
Estudos das lendas do folclore piauiense.
Dança Criativa: Consciência espacial, Concentração introdução do segundo elemento “O espaço” explorando os movimentos em níveis, direção, tamanho, lugar, foco e trajetória, com base nos princípios da técnica de Rudof Laban.
Técnica Clássica: Tendu (tandi), Battement, Jetés, Port de Brás, Valse, Postura e alongamento.
Improvisação, buscando organização e organicidade no movimento dançado, trabalhando com as paixões e as emoções de cada aluno. Nesse estudo estimularemos um estudo relacionado a alguma lenda do Piauí que resultará uma coreografia.

3° Ano (idades entre 13 e 15 anos)
Estudo teórico relacionado aos folguedos e manifestações religiosas como: boi, pastoril, reisado, quadrilha, festa do divino, roda de São Gonçalo, roda de São Benedito, buscando definir elementos para uma criação coreográfica.
Dança Criativa: a força pautada em quatro manifestações: Ataque, peso, resistência e o fluxo, com base nos princípios da técnica de Rudof Laban.
Técnica Clássica: ALLEGRO, APLOMB, ARABESQUE, Attitude (atitide), Piruetas, BATTEMENT

4° Ano( com idades acima de 15 anos)
Danças, ritmos, musica e manifestações culturais desenvolvidas no Nordeste.
Dança Criativa: será trabalhado o quarto elemento da dança “o Tempo”, duração cronológica de uma ação ou evento. Os movimentos do corpo sempre se dão em um tempo delimitado obedecendo a um compasso (unidade rítmica marcada pelo pulso), em determinada velocidade (lenta ou rápida), e com uma duração definida (longa ou curta). As variedades de ritmos do nordeste servirão de estimulo para exploração desse elemento com base nos estudos de Laban.

Técnica Clássica: Sissone, BATTU, Baterias, DEBOULÉS, PROMENADE e TOUR EN L'AIR, exercícios para manter e desenvolver novas habilidades corporais.


Dança para Adultos:
Promover e estimular o movimento do corpo de pessoas adultas, dando início ao autoconhecimento de suas possibilidades motoras e artísticas. Trabalhando os quatro elementos da dança: Corpo, espaço, força e tempo, por meio de exercícios básicos de alongamento, consciência corporal e noção rítmica. Usando técnicas de dança de salão, ioga e dança contemporânea como meio de socialização e estimulo do aprendizado.
Motivar a pesquisa, leitura a composição e montagem artística.
Circular as produções artísticas desenvolvidas pela turma.

METODOLOGIA:

Aulas com exploração teórica-prática de Danças Populares e o emprego da técnica Clássicas e Contemporânea como elementos fundamentais para formação;
Exibição de vídeos, que venham a facilitar o entendimento da dança e suas mais variadas formas;
Visitas a teatros, comunidades, espetáculos e manifestações populares;
Dinâmicas, jogos corporais e brincadeiras;
Produção de textos e debates;
Montagem e circulação de coreografias.

RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS:
Espaço físico amplo, iluminado e limpo. Aparelho de TV e vídeo.
Aparelho de som e caixa amplificada. Câmera fotográfica e VHS (filmadora).
Estrutura para visitas e passeios: confecção de crachás de identificação.
Uniformes para alunos e professores. Camisetas personalizadas para corpo docente.
Pesquisas em fontes de instrução e comunicação sobre a atividade.

Aquisição de livros, revistas, CDS, vídeos e DVDS a serem incorporados a um acervo da biblioteca Fontes Ibiapina.

Condições de funcionamento:

·Pintura e ambientação das salas: É necessário criar um ambiente agradável para melhor desempenho das atividades. Sugerimos uma parceria com a equipe de artes para juntos ambientar e iluminar as salas.

·Confecção de uniformes para alunos: As roupas utilizadas nas aulas devam ter tecido adequando para pratica de exercícios específicos e flexíveis.

·Confecção de uniformes professores: O uniforme serve como forma de identificação nas apresentações externas.

·Confecção de camisetas do projeto: Precisamos divulgar nosso projeto assim como identificar nossos alunos em atividades, passeios e apresentações.

·Confecção de figurinos para coreografias: Cada turma desenvolverá durante o ano duas criações, uma no 1° semestre e outra no 2º semestre, para cada trabalho tem seu figurino especifico.

·Mapa do Corpo: Para melhor visualização nas aulas de anatomia e estudos do corpo é necessário a aquisição de um mapa do corpo para cada turma.

·Mural de Informação: cada turma necessita de uma moral para que possamos circular informações além de estimular a produção de textos.

·Computador: Um computador que esteja disponível para que os professores planejem e pesquisem suas atividades.

·Armário de uso individual dos professores.

Quanto a escolha dos nomes das salas de Dança, chegamos a dois possíveis homenageados, Dona Maria da Inglaterra e Mestre Agenor Abreu.


Equipe:

Coordenador de Dança – Valdemar Santos

Professores – Cléa Raquel; Elizabeth Battali; Cyntia Layane; Kiara Lima; Sidh Ribeiro; Rejane Rios; Fernando Freitas; Luis Carlos vale; Juliana Márcia Maurea Oliveira, Mariselha Resplandes; Vanice Oliveira; Francisco Moreno.

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