Dia 03 de Abril 2009.
A reunião estava marcada para começar às 8h, porém só começamos 08h51minh.
Iniciamos com um breve relato de nossas atividades em sala de aula.
Rejane Rios professora do Preparatório e do 1º Ano tarde, ela disse sua satisfação com a turma do preparatório com onde consegue manter uma convivência muito agradável. Com relação ao 1º Ano se queixou de problema com uma criança muito egocêntrica chegando a atrapalhar suas atividades, citou exemplos como, subir nas barras (mesmo sendo proibido) desconcentrar a turma, fazer brincadeiras desagradáveis, a professora garante ter feito mão de muitos recursos para trabalhar a concentração da criança, no entanto ela solicita auxilio psicológico. Temos como proposta firmar uma parceria com a UESPI, de forma a contar com a colaboração dos alunos e professores nesse sentido. Ficou acertado que buscaríamos junto à direção uma forma de viabilizar essa parceria.
Cléa Raquel professora do 2º Ano e 3° Ano tarde ela coloca que suas turmas estão vazias, muitas das crianças que estão matriculadas não estão comparecendo as aulas, no 2º Ano temos oito alunas e no 3º Ano onze. Foi determinado que quatro alunas do 1° Ano (Mariselha) que tem 25 alunas que já estão fazendo dança da professora a mais de três anos, fossem transferidas para o 2º ano tarde, as professoras junto com a coordenação farão esse processo de transferência, informaremos aos seus respectivos pais. Também acertamos de fazer uma divulgação mais intensa em sala de aula. Vamos programar algumas ações nas escolas próximas do teatro, levando alguma atração da EDPNT para se apresentar e divulgar as vagas. No mais tudo correndo bem inclusive processo de criação que pretende se concluir esse mês no Nascedouro.
Elizabeth Battali professora do 1º Ano e 2º Ano manhã também se queixa da falta de alunos nas suas turmas, é necessário criamos estratégias que possam atrair esses alunos, temos em media 33 vagas disponíveis vamos encaminhar nossas propostas e necessidades à produção e a direção. Porem a turma já está também em processo de criação e pretende estrear breve. Foi colocado também que o projeto Mais Escola desenvolvidos nas escolas publicas que desenvolvem atividades esportivas e artísticas no período que estas crianças estariam livres, ocupando assim todo dia da criança. Precisamos nos inteirar dessa informação e dialogar com esse projeto.
Cynthia Layana professora do Preparatório e 3º Ano tarde têm em cada turma 16 alunas e está desenvolvendo seu trabalho de forma prazerosa, considera um clima tranquilo e harmônico para o seu trabalho, está em fase de criação com estréia marcada para dia 25 de Abril no Projeto Dançando nas Escolas.
Mariselha Resplandes professora de duas turmas de 1º Ano tarde, se colocou satisfeita com a qualidade de sua turma, como já vem trabalhando com algumas a três anos ela coloca essa facilidade no trabalho, com relação as alunas que entraram nesse ano ela também se coloca satisfeita.
Juliana Márcia professora do 2º Ano tarde e da Turma de dança para adultos, manifesta sua satisfação em já está se apresentando em nome da Escola, já fez três apresentações o que de forma trás mais experiência para formação e maturidade de sua turma. Com a turma para adultos ela coloca a ansiedade dos alunos por informação e por dança, “eles ficam perguntando que dia eles vão dançar” relata. Diz ta sendo um desafio muito gratificante.
Vanice Oliveira professora do 1º Ano tarde e do Preparatório tarde, na primeira turma não encontrou muita dificuldade por se tratar de uma continuidade do ano passado. Já com o preparatório vem tendo um caso “especial” de uma criança que se apresenta introspectiva e isolada chegando a crises de choro no decorrer das aulas sem explicação aparente, ela colocou a necessidade de um acompanhamento especial de um profissional.
Francisco Moreno professor do 3º Ano e do Preparatório Especial (com crianças idade acima de nove anos). Ficou muito feliz com turma de 3º Ano, considerando uma turma bem disciplinada e consciente, de fato essa turma já está em média com mais de quatro anos estudando dança conosco, isso sem duvida é consequencia de um trabalho continuado, ele elogia a turma e se diz satisfeito com a experiência. Gostou da proposta das crianças terem seus cadernos de anotação e de serem disponíveis para o estudo teórico. Quanto a turma preparatória ele sugere a truca de alguns alunos para a turma de adultos em virtude da diferença de idade com relação ao resto da turma, ficou acertado que esse alunos seriam transferidos.
Maurea Oliveira professora do 2° Ano e 3º Ano manhã coloca que embora venha tentando cumprir seu plano a risca encontrou dificuldades, na turma de 3º Ano notou uma turma dedicada já no 2º ano tem encontrado mais dificuldade por ter na turmas alunas iniciantes misturada com outras mais experientes, pretendemos organizar isso no decorrer do ano tendo em vista que essa turma não adotava até o ano passado o sistema de estudo continuado e precisará de um tempo para apitá-la. Ele sugere que na ficha de inscrição dos alunos nas atividades tragam questões referentes a saúde dessa criança, também coloca a necessidade de uma acompanhamento profissional. Sua sugestão para planejamento é de que o planejamento seja bimestral, pois teríamos um tempo hábil para sua execução.
Fernando Freitas professor do 4º ano não sentiu maiores dificuldades já que já vem trabalhando com todas alunas ao longo dos anos, no seu caso que atende uma turma nova que foi formada esse ano e que atende adolescentes com mais de 4 anos de estudo aqui, salientou a troca de três alunas para o 3º Ano que tinha doze anos e que foram trocadas para a turma de 3º Ano. Como divide as atividades da durma com outra professora não tem encontrado muita dificuldade nesse sentido, revela ter intensificado suas atividades corporais e trabalhado de forma intensa o alongamento e a postura das alunas, sente falta de alunos do sexo masculino, teríamos que também promover uma forma de aproximar esse publico da escola.
Luis Carlos professor da turma de dança para adultos encontrou inicialmente dificuldade por ter uma turma heterogenia, tem nessa turma alunos com idade entre 18 e 43 anos o que de certa forma dificulta a elaboração e execução das aulas, já que fisicamente as habilidade se distinguir muito e o trabalho feito por uma pessoa de 18 e diferenciado da de 43, para isso decidimos criar uma nova turma já que a procura por essa turma tem aumentado, e temos solicitações diárias de novos alunos. A nova turma funciona de 17 as 18:30h e tem previsão de iniciar dia 07 de abril.
Chiquinho Pereira Colocou a visão de funcionalismo publico existente na escola formal que de certa forma atrapalha o andamento das ações. A necessidade de um acompanhamento pedagógico e da proposta de termos Maurea Oliveira nessa função na escola de Danças Populares nação Tremembé, de forma a nos auxiliar nesse sentido. Ele também colocou que por conta da reforma que está próxima de começar, nossas atividades serão transferidas para uma escola na Santa Maria em uma escola desativada, teremos suporte com transporte dos alunos e professores que serão levados e trazidos até o Teatro. Também ele enfatizou que devemos nos conscientizar que somos um Centro de Formação Artística e que somos a única com esse porte no Piauí, oferecemos um ensino das artes mais variadas, além da casa de espetáculo.
Valdemar Santos Coordenador da escola fez um apanhado das atividades:
Dia 02, Inicio das aulas.
Dia 18, Nascedouro (Dança) 18h. Valdemar, Juliana, Mariselha e Vanice, com apresentação do Balé da Cidade, Arte Dança e duas Turmas da Escola de Danças Populares Nação Tremembé Dançando Frevo 2º ano e Passarela 1º ano ambos da tarde.
Dia 24, apresentação do “4º ano” coreografia do Fernando na TV Cidade Verde, programa especial Cidade Viva. Valdemar. Estudar a proposta de participar do concurso Quarta Show. Chiquinho dize que consegue o transporte, ficamos de solicitá-lo quando a coreografia do 3º ano manhã estiver pronta.
Dia 27, apresentação 2º Ano “Dançando Frevo” no projeto Dança nas Escolas. Valdemar (ultima sexta do mês)
Dia 28, Boi na Praça, 7:00h. Juliana, Mariselha e Valdemar, apresentação “Dançando Frevo 2º ano tarde” e “Passarela 1º ano tarde”. (ultimo sábado de cada mês
Precisamos elaborar releases de todas as coreografias que estão em processo para apresentar nossa escola de forma clara e objetiva.
Em seguida ele apresentou a agenda de abril:
Dia 15, Nascedouro Dança (Cléa 2º Ano e Juliana 2 º Ano)
Dia 18, Reunião com Pais, definir pautas.
Dia 22, 19h, Nascedouro Musica (Juliana 2º Ano)
Dia 24 de Abril 8h. Dançando nas Escolas Municipais (Cynthia 3º Ano)
Dia 24 19h, Sarau Geração Pós 69 (Kiara e Fernando 4º Ano)
Dia 25 8h, Boi na Praça (Cynthia 3° Ano, Cléa 3º Ano)
Dia 28 17h, Dia da Dança Praça Pedro II. (Cléa 2° Ano)
Dia 29, Dia Mundial da Dança. Aula Passeio Escola de Dança Lenir Argento e Casa da Cultura. Manhã 9h (Maurea, Elizabeth, Valdemar). Tarde 15h (Rejane, Clea, Vanice). Todas as Turmas.
Concluo então o relatório que tem como fundamento as discussões debatidas na reunião realizada dia 03 de Abril do corrente ano, com a presença de:
Deusa Dias
Vanice Oliveira
Francisco Moreno
Maurea Oliveira
Fernando Freitas
Luis Carlos Vale
Rejane Rios
Cléa Raquel
Elizabeth Battali
Cynthia Layana
Mariselha Resplandes
Juliana Márcia
Chiquinho Pereira
Valdemar Santos.
A reunião estava marcada para começar às 8h, porém só começamos 08h51minh.
Iniciamos com um breve relato de nossas atividades em sala de aula.
Rejane Rios professora do Preparatório e do 1º Ano tarde, ela disse sua satisfação com a turma do preparatório com onde consegue manter uma convivência muito agradável. Com relação ao 1º Ano se queixou de problema com uma criança muito egocêntrica chegando a atrapalhar suas atividades, citou exemplos como, subir nas barras (mesmo sendo proibido) desconcentrar a turma, fazer brincadeiras desagradáveis, a professora garante ter feito mão de muitos recursos para trabalhar a concentração da criança, no entanto ela solicita auxilio psicológico. Temos como proposta firmar uma parceria com a UESPI, de forma a contar com a colaboração dos alunos e professores nesse sentido. Ficou acertado que buscaríamos junto à direção uma forma de viabilizar essa parceria.
Cléa Raquel professora do 2º Ano e 3° Ano tarde ela coloca que suas turmas estão vazias, muitas das crianças que estão matriculadas não estão comparecendo as aulas, no 2º Ano temos oito alunas e no 3º Ano onze. Foi determinado que quatro alunas do 1° Ano (Mariselha) que tem 25 alunas que já estão fazendo dança da professora a mais de três anos, fossem transferidas para o 2º ano tarde, as professoras junto com a coordenação farão esse processo de transferência, informaremos aos seus respectivos pais. Também acertamos de fazer uma divulgação mais intensa em sala de aula. Vamos programar algumas ações nas escolas próximas do teatro, levando alguma atração da EDPNT para se apresentar e divulgar as vagas. No mais tudo correndo bem inclusive processo de criação que pretende se concluir esse mês no Nascedouro.
Elizabeth Battali professora do 1º Ano e 2º Ano manhã também se queixa da falta de alunos nas suas turmas, é necessário criamos estratégias que possam atrair esses alunos, temos em media 33 vagas disponíveis vamos encaminhar nossas propostas e necessidades à produção e a direção. Porem a turma já está também em processo de criação e pretende estrear breve. Foi colocado também que o projeto Mais Escola desenvolvidos nas escolas publicas que desenvolvem atividades esportivas e artísticas no período que estas crianças estariam livres, ocupando assim todo dia da criança. Precisamos nos inteirar dessa informação e dialogar com esse projeto.
Cynthia Layana professora do Preparatório e 3º Ano tarde têm em cada turma 16 alunas e está desenvolvendo seu trabalho de forma prazerosa, considera um clima tranquilo e harmônico para o seu trabalho, está em fase de criação com estréia marcada para dia 25 de Abril no Projeto Dançando nas Escolas.
Mariselha Resplandes professora de duas turmas de 1º Ano tarde, se colocou satisfeita com a qualidade de sua turma, como já vem trabalhando com algumas a três anos ela coloca essa facilidade no trabalho, com relação as alunas que entraram nesse ano ela também se coloca satisfeita.
Juliana Márcia professora do 2º Ano tarde e da Turma de dança para adultos, manifesta sua satisfação em já está se apresentando em nome da Escola, já fez três apresentações o que de forma trás mais experiência para formação e maturidade de sua turma. Com a turma para adultos ela coloca a ansiedade dos alunos por informação e por dança, “eles ficam perguntando que dia eles vão dançar” relata. Diz ta sendo um desafio muito gratificante.
Vanice Oliveira professora do 1º Ano tarde e do Preparatório tarde, na primeira turma não encontrou muita dificuldade por se tratar de uma continuidade do ano passado. Já com o preparatório vem tendo um caso “especial” de uma criança que se apresenta introspectiva e isolada chegando a crises de choro no decorrer das aulas sem explicação aparente, ela colocou a necessidade de um acompanhamento especial de um profissional.
Francisco Moreno professor do 3º Ano e do Preparatório Especial (com crianças idade acima de nove anos). Ficou muito feliz com turma de 3º Ano, considerando uma turma bem disciplinada e consciente, de fato essa turma já está em média com mais de quatro anos estudando dança conosco, isso sem duvida é consequencia de um trabalho continuado, ele elogia a turma e se diz satisfeito com a experiência. Gostou da proposta das crianças terem seus cadernos de anotação e de serem disponíveis para o estudo teórico. Quanto a turma preparatória ele sugere a truca de alguns alunos para a turma de adultos em virtude da diferença de idade com relação ao resto da turma, ficou acertado que esse alunos seriam transferidos.
Maurea Oliveira professora do 2° Ano e 3º Ano manhã coloca que embora venha tentando cumprir seu plano a risca encontrou dificuldades, na turma de 3º Ano notou uma turma dedicada já no 2º ano tem encontrado mais dificuldade por ter na turmas alunas iniciantes misturada com outras mais experientes, pretendemos organizar isso no decorrer do ano tendo em vista que essa turma não adotava até o ano passado o sistema de estudo continuado e precisará de um tempo para apitá-la. Ele sugere que na ficha de inscrição dos alunos nas atividades tragam questões referentes a saúde dessa criança, também coloca a necessidade de uma acompanhamento profissional. Sua sugestão para planejamento é de que o planejamento seja bimestral, pois teríamos um tempo hábil para sua execução.
Fernando Freitas professor do 4º ano não sentiu maiores dificuldades já que já vem trabalhando com todas alunas ao longo dos anos, no seu caso que atende uma turma nova que foi formada esse ano e que atende adolescentes com mais de 4 anos de estudo aqui, salientou a troca de três alunas para o 3º Ano que tinha doze anos e que foram trocadas para a turma de 3º Ano. Como divide as atividades da durma com outra professora não tem encontrado muita dificuldade nesse sentido, revela ter intensificado suas atividades corporais e trabalhado de forma intensa o alongamento e a postura das alunas, sente falta de alunos do sexo masculino, teríamos que também promover uma forma de aproximar esse publico da escola.
Luis Carlos professor da turma de dança para adultos encontrou inicialmente dificuldade por ter uma turma heterogenia, tem nessa turma alunos com idade entre 18 e 43 anos o que de certa forma dificulta a elaboração e execução das aulas, já que fisicamente as habilidade se distinguir muito e o trabalho feito por uma pessoa de 18 e diferenciado da de 43, para isso decidimos criar uma nova turma já que a procura por essa turma tem aumentado, e temos solicitações diárias de novos alunos. A nova turma funciona de 17 as 18:30h e tem previsão de iniciar dia 07 de abril.
Chiquinho Pereira Colocou a visão de funcionalismo publico existente na escola formal que de certa forma atrapalha o andamento das ações. A necessidade de um acompanhamento pedagógico e da proposta de termos Maurea Oliveira nessa função na escola de Danças Populares nação Tremembé, de forma a nos auxiliar nesse sentido. Ele também colocou que por conta da reforma que está próxima de começar, nossas atividades serão transferidas para uma escola na Santa Maria em uma escola desativada, teremos suporte com transporte dos alunos e professores que serão levados e trazidos até o Teatro. Também ele enfatizou que devemos nos conscientizar que somos um Centro de Formação Artística e que somos a única com esse porte no Piauí, oferecemos um ensino das artes mais variadas, além da casa de espetáculo.
Valdemar Santos Coordenador da escola fez um apanhado das atividades:
Dia 02, Inicio das aulas.
Dia 18, Nascedouro (Dança) 18h. Valdemar, Juliana, Mariselha e Vanice, com apresentação do Balé da Cidade, Arte Dança e duas Turmas da Escola de Danças Populares Nação Tremembé Dançando Frevo 2º ano e Passarela 1º ano ambos da tarde.
Dia 24, apresentação do “4º ano” coreografia do Fernando na TV Cidade Verde, programa especial Cidade Viva. Valdemar. Estudar a proposta de participar do concurso Quarta Show. Chiquinho dize que consegue o transporte, ficamos de solicitá-lo quando a coreografia do 3º ano manhã estiver pronta.
Dia 27, apresentação 2º Ano “Dançando Frevo” no projeto Dança nas Escolas. Valdemar (ultima sexta do mês)
Dia 28, Boi na Praça, 7:00h. Juliana, Mariselha e Valdemar, apresentação “Dançando Frevo 2º ano tarde” e “Passarela 1º ano tarde”. (ultimo sábado de cada mês
Precisamos elaborar releases de todas as coreografias que estão em processo para apresentar nossa escola de forma clara e objetiva.
Em seguida ele apresentou a agenda de abril:
Dia 15, Nascedouro Dança (Cléa 2º Ano e Juliana 2 º Ano)
Dia 18, Reunião com Pais, definir pautas.
Dia 22, 19h, Nascedouro Musica (Juliana 2º Ano)
Dia 24 de Abril 8h. Dançando nas Escolas Municipais (Cynthia 3º Ano)
Dia 24 19h, Sarau Geração Pós 69 (Kiara e Fernando 4º Ano)
Dia 25 8h, Boi na Praça (Cynthia 3° Ano, Cléa 3º Ano)
Dia 28 17h, Dia da Dança Praça Pedro II. (Cléa 2° Ano)
Dia 29, Dia Mundial da Dança. Aula Passeio Escola de Dança Lenir Argento e Casa da Cultura. Manhã 9h (Maurea, Elizabeth, Valdemar). Tarde 15h (Rejane, Clea, Vanice). Todas as Turmas.
Concluo então o relatório que tem como fundamento as discussões debatidas na reunião realizada dia 03 de Abril do corrente ano, com a presença de:
Deusa Dias
Vanice Oliveira
Francisco Moreno
Maurea Oliveira
Fernando Freitas
Luis Carlos Vale
Rejane Rios
Cléa Raquel
Elizabeth Battali
Cynthia Layana
Mariselha Resplandes
Juliana Márcia
Chiquinho Pereira
Valdemar Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário