quarta-feira, julho 15

CAPACITAÇÃO ESCOLA DE DANÇA TEATRO DO BOI NAÇÃO TREMEMBÉ, DIA 13 DE JULHO

Na dança contemporânea, buscamos uma relação com a parede, com cabeça, calcanhares e bacia, tendo a parede com o apoio depois relacionamos o distanciamento da parede com relação ao alinhamento do corpo e outras sensações. Depois buscamos comparar o tempo cronológico com o tempo biológico. Trabalhamos posteriormente a composição espacial, cada um criou um espaço cênico com o material que estava disponível por ali, buscando fazer conexões entre o material escolhido e sua idéia de composição. Em seguida buscamos dar significados aos espaços criados pelos outros. Como pensar na exatidão do artista? Como aceitar a diversidade? Como nos desarmar? Como compor? Como produzir uma arte que dialogue como mundo? O objeto certamente tem vários sentidos e funções, foi bom para reconhecermos como o processo (exercício) da criação e repleto de possibilidades.
Palestra com Maurea Oliveira e Cynthia Layana, abordando a psicomotricidade ( movimento). Educar o movimento e dançar.
Retratar o movimento relacionado ao corpo abrange mais que movimento de dança e sim uma trajetória em que passamos da vida atual para a vida futura, continua e mutável. A necessidade e possibilidade de dançar, nos trás uma necessidade de um lugar mais especifico, com preocupação na forma e no ritmo da composição coreográfica na forma que se relaciona com o mundo. Como deve ser a dança? Como educar o movimento para a dança?
A ligação do movimento trás a educação que vem de dentro expor seu pensamento. A pesquisa na dança deve ir além do aspecto racional, ir ao psíquico, sem algo incompreensível na forma, intenção, emoção e pulsação, de forma transcendental que o outro (público) complete sua obra, tudo é sempre mais processo que estrutura sem preocupação com resultado. O pensamento é o começo e o resultado tem sempre base num processo, devemos ver a coreografia como algo que está em eterno processo.
A motricidade se preocupa com o corpo como um todo; o tempo de assimilação corporal, maturação, tônica emocional, tudo é observável e simbólico, pré existe ao nosso nascimento, a linguagem do corpo fala mais do sujeito que é representada no imaginário, a linguagem dá um sentido e forma a experiência corporal. O gesto e a percepção do gesto se dar de forma global. Reconhece que o corpo é um sistema complexo. Postura ereta, expressão, peso, gravidade, reconhecimento chamada de pré movimento, agi sobre a lei da gravidade, o pré movimento é invisível, atinge uma parte do corpo imperceptível onde cada atitude desencadeia outro movimento que se relaciona com nosso humor.
Como sempre, hoje surgiram muitas questões que buscaremos responder posteriormente o certo é que esses estudos nos fazem quere mais, abri nossas mentes e nos mostras que ainda temos que aprender muito, e que não sabemos de nada.

Nenhum comentário: