sexta-feira, agosto 7

FESTIVAL DE DANÇA FOLCLÓRICA E CULTURA POPULAR “NAÇÃO TREMEMBÉ,”

I FESTIVAL DE DANÇA FOLCLÓRICA E CULTURA POPULAR “NAÇÃO TREMEMBÉ,” reunindo os seguintes municípios: Teresina, Monsenhor Gil, Oeiras, Bom Jesus, Barra do Alcântara, Amarante, Parnaíba, Barras e Castelo do Piauí, para de forma gradativa, integrar todos os demais grupos que representam o folclore piauiense.
A FCMC dispõe de espaço cultural adequado que em 2010 será ampliado pelo mega projeto LAGOAS DO NORTE; o Centro Integrado de Arte -CIARTE MATADOURO- que dispõe de Teatro, Biblioteca Fontes Ibiapina, Escola de Dança Folclórica NAÇÃO TREMEMBÉ, quadra de eventos culturais, onde serão realizadas as apresentações, oficinas, palestra, mesas-redondas, feira, exibição de documentários e exposições.
Desse importante evento resultarão, de certo, grandes benefícios para a comunidade, quer nos aspectos culturais, quer nos aspectos sociais e econômicos. Quanto aos aspectos culturais – transmissão de saberes e fazeres do povo/gente comum; divulgação/circulação dos bens culturais (folclore), produzidos na cidade de Teresina e em municípios piauienses; ensino da arte e ofícios relativo ao folclore. Quanto aos aspectos sociais – formação de grandes platéias; acesso da população ao patrimônio cultural imaterial como direito da cidadania; elevação da auto-estima, inclusão social, lazer e entretenimento. Quanto aos aspectos econômicos – incentivo a re-inserção do produto da arte e ofícios tradicionais no mercado; geração de trabalho e renda (comércio formal e informal). O I FESTIVAL DE DANÇA FOLCLÓRICA E CULTURA POPULAR ‘NAÇÃO TREMEMBÉ’, voltado para representação do folclore e da cultura genuinamente piauiense em espaço aberto democratizando-se sua apresentação, em espaços contextualizados com temas referentes aos primeiros povoadores da região a Nação Indígena Tremembé. Este será um resgate da memória dos povos indígenas piauienses, povoadores das margens do rio Poti e Parnaíba, e cujo massacre relegou ao esquecimento um dos mais importantes traços da identidade cultural de nossa gente: suas raízes indígenas.
Por ser uma iniciativa que implica em custos elevados, necessita de patrocínios para sua viabilização. Neste sentido o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal é de grande relevância, vez que a proposta é merecedora de incentivos com um ganho sócio-cultural compensador.

Nenhum comentário: