segunda-feira, setembro 28

Capacitação Escola de Dança Teatro do Boi Nação Tremembé, 25 de setembro de 2009

Capacitação Escola de Dança Teatro do Boi Nação Tremembé
25 de setembro de 2009
Iniciamos a capacitação com informes gerais e questões referentes ao interesse em continuar investindo num sistema diferenciado no que se refere a ensino da dança no estado, um modelo inovador e que busca dialogar com seu publico alvo, uma fórmula que acredita no ensino de dança de forma global. Foi levantada a questão da falta de compromisso de se esquivar de tarefas facilmente resolvidas, atitudes que de certa forma se tornam egoísta no momento em que o professor não toma pra si a responsabilidade da instituição. Outro fator relevante é a queda significativa na quantidade de alunos atendidos pela casa, o que torna questionável nossas ações. é determinante nesse caso o fato de o Teatro se encontrar em estado de espera pela reforma e talvez esse clima deixem pais, alunos e professores com idéia de que o Teatro vai acabar, é também uma questão que não temos resposta para o inicio das obras.
Em seguida falamos sobre a execução da 1ª etapa do projeto Dançando Cresço e Apareço que deve ser executado imediatamente tendo em vista que a verba já está a nossa disposição, definimos coreografia e roteiro, e assim ficou fechado:
Cavalo Piancó, 1º ano manhã, coreógrafa: Elizabeth Battali
Baião Sapateado, 3º tarde, coreógrafa: Kiara Lima
Pisa na Fulô, 1º ano tarde, coreógrafa: Rejane Rios
Roda de São Gonçalo, turma de adultos, coreógrafo: Luis Carlos Vale
Reis Magos, 2º ano B tarde, coreógrafo: Adriano Abreu
Ciganas, 2º ano B tarde, coreógrafo: Cléo de Santis
Caretas, 2º ano manhã, coreógrafa: Maurea Oliveira
Pastorinhas, 2º ano A tarde, coreógrafa: Cléa Raquel
Direção Geral: Valdemar Santos
Coordenação: Luis Carlos
Produção Executiva: Mariselha Resplandes
Fechamos ensaio geral do projeto Dançando Cresço e Apareço para dia 30 de outubro com mostra das coreografias e inicio do processo de ligações das coreografias, cada turma terá uma criança para apresentar sua turma e seu trabalho, ficando a critério do professor escolher e direcionar o trabalho dessa criança.
Em seguida iniciamos uma discussão a respeito das atribuições da equipe técnica: Valdemar Santos como coordenador de dança, orienta, elaborando metas, definido etapas de construção, responde pela parte de direcionamento das ações, é também responsável pela parte social da escola, fazendo contatos, definindo agenda e disponibilizando as apresentações orientando os professores, é também o responsável pela atualização do blog e trabalha diretamente na elaboração e execução de projetos. Luis Carlos é assistente de coordenação exercendo uma função mais executiva é ele quem coordena diretamente os professores, mantendo a relação escola-professor-aluno, também trabalha na elaboração de projetos e em suas execuções. Maurea Oliveira assume uma função pedagógica trabalhando diretamente com professor na elaboração dos planos de aula e também responsável pelo Plano Político Pedagógico da Escola. Os professores são responsáveis pelo ensino da dança, são também criadores e desenvolvem coreografias para serem mostradas, é responsável pelo acompanhamento das suas turmas nas apresentações.
A professora Cléa Raquel colocou que o acesso ao som é complicado e perde tempo, pois segundo ela ao chegar deve procurar o vigilante para que libere o som, o equipamento é pesado e necessita de ajuda das alunas, quando chega à sala precisa de mais tempo pra montagem do aparelho com isso perde-se em média 20 minutos. Ficamos de estudar outra possível saída para agilizar esse processo.
Depois definimos as pautas para a reunião que aconteceria no dia seguinte 26 de setembro às 9h no auditório do Teatro do Boi. Definimos então: Explicar da execução do projeto Dançando cresço e apareço; Reforma do Teatro; Atenção as crianças; Pequenos furtos acontecidos em sala de aula. Ficou assim definido.
Intervalo para almoço.
Na volta tivemos uma aula sobre Jogos e Brincadeiras com Maurea Oliveira, elas nos falou com base no estudo de KISHIMOTO, que defende o jogo como um resultado de um sistema lingüístico que funciona dentro de um contexto social. Um sistema de regras, um objetivo, foi discutida a importância do jogo corporal e do espírito de liberdade que o jogo transmite, falou da necessidade de usar o jogo como aliado no ensino da dança. Depois discutimos formas de avaliação, Maurea nos trouxe alguns exemplos que podemos adotar como: Produção e exposição de textos; Produção e exposição de portfólio individual (contendo, textos, fotos,, musica, vídeo, resumos, criticas de espetáculos); Observatório do aluno; Trabalho em grupo e a Auto-avaliação. Precisamos definir qual dessas formas adotar.
Em seguida tivemos a fala do diretor da casa Chiquinho Pereira, que inicio informando das atribuições das secretárias, Deusa é exclusiva da Escola de Dança, Laurita é administrativa, Claudia é Social e substituta do Chiquinho a tarde, Eliane é executiva trabalha diretamente com Chiquinho, Mariselha assume uma função também executiva na produção da casa. Em seguida explicou um pouco a posição da pedagoga na escola que é de conhecimento e formação, é quem vai nos ajudar a mostrar o que queremos dentro do conceito dança da cidade, sempre relacionando a realidade com a acultura. Falou também do nosso compromisso social, da preocupação que precisamos ter com a dança pensando sempre no desenvolvimento dos nossos dançarinos, preocupando-se em dizer coisas que tenham haver com a realidade, precisamos cobrar qualidade dos nossos alunos, respeitando seus limites e apostando nesse formato diferenciado de ensino, segundo Chiquinho, precisamos formar aqui no Teatro do Boi um conceito de dança universal e nossos alunos devem ser os melhores da cidade, devemos buscar uma qualidade superior ao que vem sendo desenvolvida no Piauí.
Depois Maurea se colocou da necessidade de formalizar sua função de pedagoga na Escola de Dança pois ela assume outra função no Balé da Cidade de Teresina e nas capacitações tem sempre que se justificar, ela coloca que devemos formalizar para que isso fique claro para a coordenação de dança da FMCMC. Combinamos então de elaborar um documento e encaminhar ao Sidh Ribeiro. Chiquinho colocou também da importância de todos professores da casa estarem se reciclando, viajando, estudando dança, fazendo curso, estudando outra língua, mais que não fique parado é necessário que todos estejam preparados para discutir para falar sobre dança e para responder pela dança que produzimos aqui.
A reunião contou com a presença de: Maurea Oliveira, Luis Carlos Vale, Cyntia Layana, Kiara Liama, Cléa Raquel, Juliana Márcia, Deusa Dias, Valdemar Santos, Rejane Rios, Vanice Oliveira e Chiquinho Pereira.

Nenhum comentário: