quarta-feira, outubro 14

A FUNARTE por meio do Prêmio Klaus Vianna apresenta o Projeto Dançando cresço e apreço, criação da Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé.

A FUNARTE por meio do Prêmio Klaus Vianna apresenta o Projeto Dançando cresço e apreço, criação da Escola de Dança do Teatro do Boi Nação Tremembé. Uma realização da Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Dia 30 de outubro no Teatro do Boi às 18h e dias 10 e 11 de novembro no Teatro de Arena.
1. Cavalo Piancó: É original da cidade de Amarante, na beira do rio Canindé para afugentar o sono nas noites de luar, os negros da senzala costumam dançar imitando o trote da um cavalo manco, batendo firme no chão, com o pé esquerdo.
2. Baião Sapateado: De origem africana é dançada com uma marcação forte de pisadas no chão, os dançarinos improvisam a dança e o canto com muita alegria, é dançada até hoje no interior do Piauí em comunidades remanescentes de quilombos.
3. Pisa na Fulô: Com coreografia simples e bem definida é dançada em filas ou em círculos, no interior do Piauí ainda podemos encontrar muitos povoados que dançam e cantam suas cantigas passando para novas gerações e força dessa manifestação.
4. Coco: Como forma de passar o tempo e tornar a labuta de quebrar o coco mais divertida, as mulheres criaram um ritmo que depois se transformou numa dança ritmada e executada como um repente, pode ser dançada em roda ou fileiras.
5. Roda de São Gonçalo: Faz parte da Novena em homenagem ao santo. Depois das rezas, organiza-se a roda, que tem coreografia simples, com volteios e ritmo bem marcado. É dança de caráter religioso, tanto que o batuque só é dançado depois da todas as funções religiosas.
6. Floristas: São personagens típicos do Pastoril, que dança no ritmo de uma valsa para vender suas flores e assim fazer oferendas ao menino Jesus. Foi por muitos anos tradição nos natais de Teresina, é geralmente apresentado por crianças, que cantam e dançam.
7. Pastorinhas: Representados pelas cores vermelha e azul é um musical religioso que festeja o nascimento do menino Jesus. São as pastorinhas que dão boas vindas aos outros brincantes sempre a frentes do cortejo.
8. Reis Magos: O reisado é uma das manifestações mais fortes no Piauí, comemora o nascimento de Jesus com muita festa e alegria, os Reis Magos são os representantes maiores da folia entram no terreiro anunciado a festa e dando boas vindas a população.
9. Ciganas: Representam o lado profano das festas do Reisado, lêem as mãos das pessoas e pedem esmolas que depois serão usadas para organização da festa, cantam e dançam a frente do comando do cortejo, são coloridas e divertidas.
10. Caretas: São os personagens mais irreverentes do Reisado, assustam as crianças e os mais desavisados, são ágeis e responsáveis pela condução dos personagens do reisado até o salão principal, gritam, xingam, dançam exageradamente com seus chicotes barulhentos.

Nenhum comentário: