ESCOLA DE DANÇA NAÇÃO TREMEMBÉ
Iniciamos a reunião com a palavra de Maurea Oliveira (Pedagoga da Nação Tremembé), que colocou suas impressões sobre as atividades realizadas no ano passado. Segundo ela tivemos um ano muito rico e a capacitação permanentes dos professores foi de grande valia, pois nos deu base para construção de um caminho considerando os princípios da pedagogia e levando para nossa realidade no ensino da dança. Porém embora tenha sido um ano muito enriquecedor, foi falha a questão de avaliar os resultados, por conta de muita adversidade, perdemos a oportunidade de dar um tempo para avaliar.
A avaliação é fundamental para que nossas ações tenham de fato uma eficácia e que a coordenação tenha argumentos para ampliar e melhorar nossas capacitações, com base em fatores levantados pelo corpo docente. Nesse ano decidimos começar diferente, primeiro faremos um levantamento de necessidades que chamamos de problematização
Algumas questões relevantes foram levantadas:
Quais necessidades de aprendizagem são importantes para os aprendentes em dança?
Quais as dificuldades dos professores a respeito do ensino em dança?
Quais os recursos materiais necessários para realização das atividades?
• Filmadora
• DVD e TV (aparelho)
• Mapa do corpo (aula de anatomia)
Outras necessidades e colocações foram levantadas como as necessidades de pensar nas aulas de forma mais variada, tendo sempre como base os princípios da Dança Criativa.
Listar as atividades e formação artística mais variada, oferecendo aos alunos (as) e professores atividades como: Circo, teatro, musica, ioga, reciclagem, cinema, etc.
Participação dos alunos da Escola de Dança Teatro do Boi “Nação Tremembé” em eventos realizados pela FMCMC (Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves) como:
Festival de Coral, Festival de Musica, Festival de Cinema, Festival de Cultura Popular etc.
Os professores Cléa Raquel, Kiara Lima, Rejane Rios, Juliana Márcia, Luis Carlos, Maurea Olivaiera, Valdemar Santos e Sidh Ribeiro, estavam presentes.
É função dos professores, tornarem suas aulas atraentes as crianças e despertá-las paras as atividades? Esse mesmo professor deve avaliar seus objetivos e seus alunos?
Sobre os recursos didáticos e materiais foi colocado a necessidade de apoio dos funcionários na limpeza do espaço de aula, já que esse ano em virtude da reforma do Teatro teremos nossas atividades desenvolvidas no Clube do Gari. Organizar e solicitar junto à fundação um funcionário para realizar essa limpeza e manutenção diária.
Reunião com pais será dia 27 de fevereiro de 10
Apresentação dos planejamentos de todos os professores, elaboração do cronograma de atividades da Escola, acontecerá no dia 26 de fevereiro às 9h na Casa da Cultura.
Sobre as capacitações ficamos conscientes da necessidade de darmos continuidades as formações, por tanto vamos nos aprofundar no estudo da Dança Criativa, promovendo as palestras, seminários, bate papos, capacitações, práticas etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário