quinta-feira, maio 20

Relatório de atividades Escola de Dança Nação Tremembé.

Por Valdemar Santos, Coordenador da Escola de Dança Nação Tremembé.
A Escola de Dança inicia suas atividades desse ano no dia 06 de janeiro com a apresentação do Projeto Dançando cresço e apareço, no Shopping da Cidade em comemoração ao Dia de Reis. Lembrando que esse projeto recebeu premio inédito da FUNARTE, dado à Fundação Cultural Monsenhor Chaves, pois até então a fundação não tinha em seu histórico um premio de dança nacional, isso nos deu grande estimulo e vem também consolidar o trabalho que vemos desenvolvendo desde 2005 a frente da Escola de Dança, antes chamada Escola de Danças Folclóricas e hoje Escola de Dança Nação Tremembé.
Em virtude da reforma do Teatro do Boi que é a sede da Escola de Dança Nação Tremembé desde 2000, nossas atividades passaram a acontecer no Clube dos Garis, uma parceria feita para que as atividades de dança não parassem. Embora o espaço não seja adequado e não dê condições para realizarmos nossas atividades como vínhamos desenvolvendo, com barras, espelhos e espaço adequado, nos reunimos nos retorno das atividades com pais e responsáveis para explicar nossa nova realidade e buscarmos juntos (professores, pais e alunos) estimularmos mutuamente para assim continuarmos as atividades com o vigor que vínhamos realizando até então. É certo que toda mudança, trás uma série de adaptações, nesse caso os horários precisaram ser adaptados á programação do Clube, pois lá já acontece uma série de atividades como: cursos de capacitação, festas de debutantes, reunião de associações, festas em geral e todo fim de semana o bar funciona normalmente, geralmente na segunda o espaço ainda não está suficiente limpo para realizarmos as aulas (Solicitamos inclusive auxilio das pessoas de limpeza que são locados no Teatro do Boi para fazer a limpeza do espaço nos dias das aulas. Aguardamos resolução). Toda essa realidade deve ser entendida e aceitada pelos professores, que precisam estar sempre disponíveis a replanejar suas aulas e atividades em virtude da adaptação do espaço, pois nem sempre o salão está disponível ou o mesmo pode está sendo decorado para alguma festa. Os alunos e Pais entenderam a existência adversa desses fatores que não dependem da coordenação da escola, estamos passando por uma adaptação que representa não pára as atividades por falta de espaço e esse momento representa um desafio para todos. O certo é que têm dado certo nesses quase cinco messes de atividades no Clube dos Garis. Sabemos que esse período será compensado quando recebermos o Teatro novo e mais estruturado, isso é sem dúvida um grande estímulo para continuarmos no exercício de resistência em que estamos inseridos.
As aulas têm acontecido regularmente e as apresentações são constantes, realizamos também uma série de capacitações com os professores da Escola com questões teóricas e práticas, na primeira capacitação desse ano que aconteceu no mês de março com participação da professora Joara Silva do departamento pedagógico da Faculdade Santo Agustinho que nos falou sobre “A pedagogia no contexto não escolar”. A capacitação aconteceu na casa da cultura e teve a participação de Sidh Ribeiro coordenador de dança da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Foi muito importante esse primeiro contato com a Faculdade, pois vemos ao longo dos anos buscando uma forma diferente de atuar na formação em dança na cidade, adotando um sistema de série onde a criança entra na turma preparatória e segue a cada ano passando para uma turma mais avança chegando até o 4º ano, para isso estamos construindo o Plano Político Pedagógico, e estruturando as planos de aula e conteúdo programático de cada série, esse trabalho tem a frente a pedagoga e bailarina Maurea Oliveira, que também é do elenco Balé da Cidade de Teresina há 14 anos e vem buscando melhorar a forma de ensino em dança na escola de dança Nação Tremembé, que tem como principais objetivos, a divulgação da cultura piauiense por meio de um trabalho de dança com base nas danças lendas e cultura popular piauiense, tendo como suporte técnico o ensino da dança clássica e contemporânea que são as técnicas mais efetivas e comprovadamente eficientes. Para isso estimulamos aos professores que se capacitem sempre para que tenha base técnica e teórica para seu oficio, como em Teresina não temos ainda uma escola de formação em dança os profissionais se qualificam sempre de forma livre, e isso requer do profissional um bom nível de entendimento, constante capacitação, disponibilidade e necessidade de se atualizar.
Atualmente estamos em fase de conclusão do projeto “Dançando cresço e apareço” que fará um circuito de apresentações em 10 escolas municipais. Segue abaixo quadro com agenda.
CIRCUITO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO “DANÇANDO CRESÇO E APAREÇO”
DIA/HORA, ESCOLA, EQUIPE DE TRABALHO
31 de maio, 14h. Escola Chagas Rodrigues Rejane, Juliana, Valdemar, Luis e Mariselha.

31 de maio, 16h. Escola Gomes Campos Rejane, Juliana, Valdemar, Luis e Mariselha.

01 de junho, 8h. Escolão do Parque Piauí Clea, Maurea, Kiara, Valdemar, Luis e Mariselha.

01 de junho, 10h. Escola Simões Filho Clea, Maurea, Kiara, Valdemar, Luis e Mariselha.

02 de junho, 14h. Escola Camilo Filho Rejane, Juliana, Cyntia, Valdemar, Luis, Mariselha.

02 de junho, 16h. Escola Valter Alencar Rejane, Juliana, Cyntia, Valdemar, Luis, Mariselha.

04 de junho, 8h. Escola Altina Kiara, Maurea, Clea, Valdemar, Mariselha e Luis.

04 de junho, 10h. Escolão do Parque Itararé Kiara, Maurea, Clea, Valdemar, Mariselha e Luis.

07 de junho, 8h. Escola Antonio Gaioso Juliana, Mariselha, Luis, Kiara, Clea, Maurea, Rejane, Valdemar, Cyntia.

07 de junho, 10h Escola Dílson Fernandes Juliana, Mariselha, Luis, Kiara, Clea, Maurea, Rejane, Valdemar, Cyntia.

Lembramos que cada Escola que recebe o espetáculo terá também uma oficina de danças populares ministrada pelos professores da Escola de Dança Nação Tremembé.

Valdemar Santos é coordenador da Escola de Dança Nação Tremembé, e foi selecionado no projeto “Colaboratório” que selecionou 18 artistas de seis pais com trabalhos de dança consolidados e dispostos a fazer criação de trabalhos em colaboração, a primeira fase do projeto aconteceu em três semanas na cidade de Luis Correia, onde os artistas puderam ter o primeiro contato direto e pudessem dar inicio as suas pesquisas e também a conexão entre os colaboradores, o projeto acontece em três fases, a primeira foi a imersão que já aconteceu, a segunda acontece com residências artísticas em Teresina com grandes artistas de renome como: Christine Greiner(SP), Jorge Alencar(BA), Ricky Seabra (Estados Unidos), Julia Barsdley (França), Andrew Poppy (Africa), Miguel Perreira (RJ) Marcelo Evelin (PI)e Chistophe Wavelet (Holanda) as residências acontecem no período de 24 de maio a 24 de setembro. Todos profissionais envolvidos no projeto tem reconhecimento na área, o projeto fomenta a troca de conhecimento entre os artistas e buscar capacitar e atualizar com informações e tecnologias como, blog, twiiter, Orkut, Skiper, que serão ferramentas usadas nas dinâmicas de trabalho e nos processos de formação e criação, também teremos encontros presenciais de três semanas com todos os profissionais e artistas selecionados para atividades físicas e teóricas. A última fase acontece no Rio de Janeiro no período de 25 de outubro a 14 de novembro, onde teremos espaço para conclusão dos trabalhos artísticos criados em colaboração e que serão mostrados dentro da programação oficial do Panorama de Dança, que é considerado o maior festivais de dança contemporânea no Brasil. Esse projeto tem dado a oportunidade de capacitação impressionante, pois possibilita o contato com profissionais renomados e com experiências profissionais heterogêneas, e também abri caminho para uma forma de trabalho que vem sendo muito difundida nos últimos anos nas artes cênicas, que é o trabalho em coletivo, pois tem tido grande eficiência na arte atualmente. A Escola de Dança Nação Tremembé acredita e busca entender e praticar mais trabalhos nesse formato.

Concluo informando que estamos sempre buscando atuar de forma profissional, para que nosso trabalho alcance as metas desejadas que são primordiais como a formação em dança e a difusão da cultura popular do Piauí. Estamos sempre buscando meios de realizar com afinco nosso oficio e dessa forma contribuir para a formação de profissionais e ou pessoas mais conscientes.

Teresina, 20 de maio de 2010.

Nenhum comentário: