PLANEJAMENTO DANÇA 2009
EMENTA:
Introdução ao universo folclórico: conceito de folclore seu campo e ação; identidade cultural; os elementos formadores do folclore piauiense; O processo dinâmico das manifestações folclóricas e inter-relações entre as diversas regiões brasileiras; uso do folclore na construção de produtos artísticos; vivência corporal e espacial.
OBJETIVOS:
Geral:
§ Promover um conjunto de ações contínuas, de caráter cultural na área de Dança. Conhecer e representar as tradições e manifestações populares do Piauí, colaborarando com a preservação da nossa cultura popular.
Específico:
§ Compreender e utilizar a dança como linguagem numa interação com a realidade local.
- Favorecer processos criadores que despertem o pensar sobre a arte e a identidade cultural.
- Desenvolver através da dança, habilidades que explorem as competências corporais, espacial e criativa.
§ Realizar a dança de maneira plena, formando “cidadãos” pensantes e atuantes.
- Explorar a música, a percussão e o movimento corporal como modos de favorecer a percepção rítmica e a valorização das manifestações populares.
- Favorecer a investigação, preservação e comunicação por meio da cultura popular e folclórica.
CONTEÚDO PROGRÁMATICO
Preparatório (Iniciação a dança):
Brincadeiras e jogos corporais.
Exercícios básicos de postura e alongamento (colocação correta de braços, quadris e ombros).
Transferência de peso; impulsão para saltos.
Relaxamento.
Estudo da ciranda.
1º Ano (Iniciação ao Folclore):
Estudo e atividades que envolvam pesquisas com lendas, adivinhações, jogos, canções, cantigas de roda, cirandas, danças e brinquedos.
Músicas; comidas; costumes; hábitos; crenças e vocabulário.
Desenvolvimento da expressão artística e musicalidade.
Condicionamento da musculatura;
Iniciação do uso da barra; alinhamento postural; exercícios em diferentes níveis e relaxamento.
Estudo do cavalo Piancó
2° Ano (Lendas e mitos do Piauí)
Estudar as lendas Num se pode, Pé de garrafa, Porca do dente de outro, Miridam e cabeça de cuia.
Consciência corporal
Concentração.
Postura e Alongamento
Estudo dos níveis do corpo em relação ao espaço dentro da improvisação.
3° Ano (Danças Populares e Folclóricas)
Aulas teóricas e práticas da dança do coco, da marujada, da dança da peneira, do pagode do mimbó e do tambor de crioula.
Estudos relacionados aos Folguedos e Manifestações religiosas: boi, pastoril, reisado, quadrilha, festa do divino, roda de São Gonçalo.
4° Ano (Folclore no Nordeste)
Danças ritmos e musicas nordestinas, manifestações e expressões artísticas desenvolvidas nos estados da região.
METODOLOGIA:
Aulas com exploração teórica-prática Dança Folclóricas, Danças Populares, Clássicas e Contemporânea;
Exibição de vídeos;
Visitas a teatros, comunidades, espetáculos e manifestações populares;
Dinâmicas, jogos corporais e brincadeiras;
Produção de textos e debates;
Montagem e circulação de coreografias.
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