quinta-feira, fevereiro 5

PLANEJAMENTO DANÇA 2009

PLANEJAMENTO DANÇA 2009

EMENTA:

Introdução ao universo folclórico: conceito de folclore seu campo e ação; identidade cultural; os elementos formadores do folclore piauiense; O processo dinâmico das manifestações folclóricas e inter-relações entre as diversas regiões brasileiras; uso do folclore na construção de produtos artísticos; vivência corporal e espacial.

OBJETIVOS:

Geral:

§ Promover um conjunto de ações contínuas, de caráter cultural na área de Dança. Conhecer e representar as tradições e manifestações populares do Piauí, colaborarando com a preservação da nossa cultura popular.

Específico:

§ Compreender e utilizar a dança como linguagem numa interação com a realidade local.

  • Favorecer processos criadores que despertem o pensar sobre a arte e a identidade cultural.
  • Desenvolver através da dança, habilidades que explorem as competências corporais, espacial e criativa.

§ Realizar a dança de maneira plena, formando “cidadãos” pensantes e atuantes.

  • Explorar a música, a percussão e o movimento corporal como modos de favorecer a percepção rítmica e a valorização das manifestações populares.
  • Favorecer a investigação, preservação e comunicação por meio da cultura popular e folclórica.

CONTEÚDO PROGRÁMATICO

Preparatório (Iniciação a dança):

Brincadeiras e jogos corporais.

Exercícios básicos de postura e alongamento (colocação correta de braços, quadris e ombros).

Transferência de peso; impulsão para saltos.

Relaxamento.

Estudo da ciranda.

1º Ano (Iniciação ao Folclore):

Estudo e atividades que envolvam pesquisas com lendas, adivinhações, jogos, canções, cantigas de roda, cirandas, danças e brinquedos.

Músicas; comidas; costumes; hábitos; crenças e vocabulário.

Desenvolvimento da expressão artística e musicalidade.

Condicionamento da musculatura;

Iniciação do uso da barra; alinhamento postural; exercícios em diferentes níveis e relaxamento.

Estudo do cavalo Piancó

2° Ano (Lendas e mitos do Piauí)

Estudar as lendas Num se pode, Pé de garrafa, Porca do dente de outro, Miridam e cabeça de cuia.

Consciência corporal

Concentração.

Postura e Alongamento

Estudo dos níveis do corpo em relação ao espaço dentro da improvisação.

3° Ano (Danças Populares e Folclóricas)

Aulas teóricas e práticas da dança do coco, da marujada, da dança da peneira, do pagode do mimbó e do tambor de crioula.

Estudos relacionados aos Folguedos e Manifestações religiosas: boi, pastoril, reisado, quadrilha, festa do divino, roda de São Gonçalo.

4° Ano (Folclore no Nordeste)

Danças ritmos e musicas nordestinas, manifestações e expressões artísticas desenvolvidas nos estados da região.

METODOLOGIA:

Aulas com exploração teórica-prática Dança Folclóricas, Danças Populares, Clássicas e Contemporânea;

Exibição de vídeos;

Visitas a teatros, comunidades, espetáculos e manifestações populares;

Dinâmicas, jogos corporais e brincadeiras;

Produção de textos e debates;

Montagem e circulação de coreografias.

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