domingo, fevereiro 8

Relato de professores da Escola de Danças Folclóricas

Elizabeth Battali, Professora: Logo no primeiro dia de planejamento de todo núcleo de dança do Teatro do Boi, tivemos a junção da Escola de Danças Folclóricas com o Núcleo de Dança do Ciarte Matadouro, sendo que no corrente ano quem coordena todas as ações de dança na casa é o coreografo Valdemar Santos que desde 2005 coordena apenas a Escola de Folclore. Faremos a junção porem cada núcleo com suas particularidades, sendo uma na linha mais folclórica e outro mais livre, mantendo sempre suas pesquisas voltadas para cultua popular, que tem sido bastante comentada na casa, como um grande desafio de buscar retratar nos nossos trabalhos nossas particularidades, nossas verdades e raízes.
Discutimos e tocamos experiências de sala de aula, o que podemos fazer e que se evitar diante de um trabalho voltado para a formação de crianças e adolescentes. Assistimos a uma aula sobre o método de Dança Criativa (Implantado na Escola) um ponto bem forte, já que esse método atual de aprendizagem dar um leque de oportunidade e forma de trabalhar com dança, tanto pro professor como para o aluno, oferecendo elementos de estudo que são muito importantes no campo artístico e pessoal.
O tipo de avaliação a ser adotada, também gerou muita conversa, então ficamos de resolver isso de forma única que possa agradar a todos professores, respeitando sempre a visão de cada professor bem como sua didática aplicada.



Professora, Cléa Raquel: Começamos o ano com nova gestão: Luciano Melo e Chiquinho Pereira, que trouxeram novas idéias, normas, objetivos e organização. Assim todos os professores reuniram-se pra planejar o ano 2009 de forma objetiva e metódica, que deverá ser entregue para o coordenado de oficinas Luciano Melo.

O Planejamento da Escola de Danças Folclóricas já vem sendo elaborado anualmente a 03 anos faremos uma adaptação e para adequarmos os outros professores e turmas que integram a Escola de Dança do Teatro do Boi. Nossos objetivos são semelhantes, pois todos querem obter bons resultados durante todo ano.


Professora Cyntia Layana: As atividades de dança da Escola de Danças Folclóricas e CIARTE matadouro ou Nascedouro serão unificadas ao sistema que pretende que o aluno passe por etapas ou séries, cada um com seus estilos seguindo suas linguagens particulares de criação e montagens coreográficas populares. Cada professor ministrará duas aulas seguidas aos conteúdos programáticos de cada série, obedecendo a programação mensal do teatro do Boi e tento nos adaptar e participar da mesma. Como conclusão terá a criação de trabalhos coreográficos que resultara em mostra no dia 15 de abril às 18h no Nascedouro “Dança” através da Dança Criativa, buscando sempre novas possibilidades de criação.
As aulas do Teatro do Boi terão inicio dia 02 de março de 2009, com planejamentos mensais para a aula afim de que não haja quebra no calendário de apresentações.

Vanice Oliveira (Professora de Dança) : Ficou claro sobre dias e horários de cada turma, em aberto ficou o nome para a escola de dança (sugestão: Escola de Dança Livre). Também se discutiu sobre estilo se continua o mesmo (livre) ou muda para folclórico, o certo é que continuaremos com liberdade de criação contato que se mantenha uma pesquisa na cultura popular. Foi mostrado todo planejamento pelo coordenador de Dança do Teatro do Boi, foi muito interessante, pois a partir do planejamento individual e discussões sobre a metodologia individual de cada professor, discutimos sobre regras.

Nenhum comentário: