domingo, fevereiro 8

Relato de Rejane Rios (Professora de Dança)

RELATÓRIO

Deu-se inicio às atividades pedagógicas da Escola de Danças Folclóricas, Teatro do Boi. Está acontecendo na casa O Ciclo de Palestras, reuniões de instrutores, nos quais planejam e discutem sobre assuntos e temas a serem levados para sala de aula. Um deles foi a Dança Criativa, muito bem sugerida pelo coordenador da Escola citada, Valdemar Santos. O mesmo abordou também o ato de planejar as aulas, os elementos da dança, a ação e prática do professor diante da sala, alguns exemplos de aulas, algumas formas de avaliação e outros aspectos que envolvem a convivência dos alunos na sala, em casa e em sociedade.

De acordo com pesquisas desenvolvidas por Valdemar, a Dança Criativa é a comunicação através do movimento, conduzindo as crianças ao uso criativo e combinado de elementos da dança através da exploração, experimentação, compreensão, controle e a descoberta da mente e do próprio corpo, e como este se estrutura, que força e energia têm. Esta Dança desenvolve também a concentração, a disciplina e responsabilidade da criança, estimulando ainda a capacidade de expressão. E cabe ao profissional propor atividades em que a movimentação física seja vivenciada como possibilidade singular de expressão.

O planejamento deve ser elaborado pelo profissional de acordo com as condições e disposições para a realização do que se pretende, dando ênfase a alguns pontos principais: o objetivo (aonde se quer chegar); os meios (o que se tem para atingir os meios); os prazos (o tempo para atingir os objetivos). O professor deve sempre ter um plano de aula estruturado.

Foram apresentados também os quatro elementos da dança, são eles: o corpo, o espaço, a força e o tempo. O corpo é o instrumento da dança, é a interação de órgãos, membros, sensações e consciências que dão sustentação a movimentos e passos. O espaço é o local dentro do qual o movimento se apresenta como um fluxo continuo, quando nos movemos cada movimento tem nível, direção, tamanho, lugar, foco e trajetória. E mesmo quando estamos parados, nosso corpo está ocupando um determinado espaço. A força depende de quatro manifestações que podem alterá-la, são elas: o ataque, o peso, a resistência e o fluxo. O tempo é a duração cronológica de uma ação ou evento, e está relacionado ao ritmo. Os movimentos do corpo sempre se dão em um tempo delimitado obedecendo a um compasso em uma determinada velocidade e com uma duração definida.

O professor deve ter por entendimento que cada criança tem suas habilidades, necessidades, limites, especificidades, e que este saiba como lidar com tanta pluralidade, o que não é fácil. É preciso sempre está inovando, pesquisando e produzindo junto às alunas.

Um exemplo de aula dado pelo coordenador foi com o tema “balançar”, as utilizações de materiais visuais ajudam bastante tornando as aulas mais prazerosas, a exploração da criança de forma dinâmica e “solta”, sempre levando em consideração o que ela já sabe.
A forma de avaliação foi uma questão que ficou em aberto, por gerar várias dúvidas e questionamentos. E está sendo estudada com bastante cautela pelos instrutores e pelo coordenador da Escola.

Nenhum comentário: