Na aula de dança contemporânea com Luis Carlos Vale trabalhamos o FOCO (Ponto de convergência ou donde saem emanações; centro.), num exercício onde cada um deveria buscar o foco pra si, ou não, dependendo da proposta. Vi um exercício bem interessante. Kiara, Rejane e Beth buscavam cada uma em seu universo o foco pra si. Com isso apareceu situações bem engraçadas, percebi que os conceitos sobre os elementos da dança ainda são equivocados, a relação do corpo com espaço e a importância para audiência ainda é mal feita ou sem consciência, o que deixa transparecer nossa fragilidade. Rejane de forma bem humorada buscou por meio do som do sorriso uma atenção o tal foco. Um sorriso sem graça misturado com insegurança. Enquanto a Kiara tenta com bastante objetividade o foco pra ela, se desmontando em formas bem particulares e econômicas buscava da sua forma uma interação com o grupo. Bethe buscou uma neutralidade inicial partindo depois para uma participação mais coletiva. O certo é que nos exercícios falta o que chamamos espontaneidade, ineditismos, busca pelo o que não fizemos ainda, nada previsível. Sinto que nesse exercício a fuga foi optar pela individualidade, faltou generosidade (palavra mais usada no momento). O certo é que precisamos morrer artisticamente e nascer fortalecidos e isso é um exercício.
A palestra sobre Plano de Aula com Maurea Oliveira seguiu de forma descontraída e prática expondo nossas necessidades e anseios, com as técnicas de elaboração do plano de aula que é a sequência de tudo que será desenvolvido (conteúdo, objetivo, procedimento e recurso etc.) em um dia, mês ou ano letivo. È importante um bibliografia com conceito mais abrangente que se expande, sinônimo de referencias bibliográficas, reconhecendo como fonte de pesquisa, além de livros; CDs, internet, revista, a própria pesquisa etnográfica, tudo que venha melhorar o processo de aprendizagem. A Ementa apresenta em capítulos tudo que devo me deter para socialização do conteúdo. Já conteúdo é o conjunto de conhecimentos e habilidades a serem adquiridas, ética, competências e atitudes. A metodologia trás como vou agir para tirar dos alunos o que é importante para seu trabalho, para o que você que desenvolver melhorar ou despertar. É a descrição por extenso do conjunto de atividades e instrumentos a serem desenvolvidos para aquisição dos dados. (teóricos ou práticos). Ficam muitas questões em se tratando de dança de forma sistematizada e contínua. Como saber que o aluno está dominando um conteúdo? Como avaliar um método tão aberto como a Dança Criativa? Como podemos avaliar uma metodologia que trabalha com liberdade e respeitando limites? A pedagogia nos trás respostas, por exemplo: apreciação, seminário, observação, apresentação em grupo, portfólio, inteligência pictórica. Por serem muitos os caminhos e por se tratar de um projeto piloto e audacioso, estamos receosos em que metodologia de avaliação adotar isso deixa muitos panos pras mangas e devemos retomar o assunto nos próximos seminários que acontecerão na próxima semana.
Aula de Balé Clássico com Maurea Oliveira. Tomei permissão pra ficar só assistindo o corpo docente fazer aula. A preparação é o momento que se inicia o exercício, esse é um momento de máxima concentração e acaba se tornando um momento desesperador quando não se adota uma postura concentrada. Percebi que precisamos valorizar o tempo dado para que cada movimento comece e termine, trabalhando na realização de todo seu percurso. A repetição é ferramenta necessária para atingir um bom nível técnico, percebi um descaso no exercício de repetir assim como na terminação dos exercícios onde existe um desleixo que me incomodou e que certamente me encontro praticando nas minhas práticas. A técnica clássica é sem duvida muito complexa e perfeita para se adquirir conhecimento em dança, precisamos dela como aliada. Para transmitir com dignidade essa técnica é necessário dedicação, por isso decidimos adotar o sistema de aulas para professores todas as sextas no teatro que ficaram a cargo de Maurea Oliveira além de exigir dos professores que todos estejam com práticas paralelas de reciclagem e capacitação continua. Vamos apostar com mais seriedade e segurança nas aulas, compreender as sequências, trabalhar a memorização, descobrir nossos limites, aceitar nosso erros, buscar uma colocação consciente, esforçarmo-nos. FOCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário