
O Teatro do Boi entrou em reforma, agora temos o prazo de um ano para termos de volta para região Norte da Cidade, um Teatro grande, novo e bonito, tive acesso a maquete do prédio e pude constatar que se trata de uma grande obra, as fotos já mostram um começo, teremos mais espaço, mais salas, mais cadeiras para acomodar o publico e certamente renovaremos nossas forças, sem dúvida a reforma nos dará um novo gás, e a região Norte merece esse presente, espero que o prazo não seja prorrogado.

27 de outubro de 2009 as 18:30h foi data e hora combinada para mais um encontro com Paulo Machado, que é considerado por alguns uma das mentes mais brilhantes em vida no Piauí. O certo é que ele tem muita informação e é sem duvida uma pessoa muito inteligente que vem nos auxiliando no processo de criação de um espetáculo artístico, que falará da pescaria de aguada, uma atividade de pesca coletiva muito praticada pelos moradores da antiga Vila do Poti, que deu origem a nossa bela Teresina. O que seria mais um encontro para troca de idéias virou uma aula sobre história da arte. Sobre objeto artístico. O que é ser artista? O que e como produz um artista? O que precisa saber um artista sobre sua arte? Como se relacionar e interagir com o mundo? Chiquinho Pereira que também está a frente da pesquisa e é diretor do Teatro do Boi, também professor e mestrando em história, como sempre se coloca de forma apaixonada e artística, Chiquinho é sem duvida um artista nato e apaixonado, um louco é certo mais muito coerente e humano, nosso contato mais próximo se deu nesse momento em que ele está a frente do Teatro do Boi e eu como coordenador de Dança Nação Tremembé que fica no citado Teatro. Inicialmente começamos a discutir o ser artista, que característica deve ter um trabalho para ser considerado artístico, segundo ele o artista deve ter seu trabalho pautado na FILOSOFIA, questões que movem o mundo a dança a sociedade etc. a TECNICA, com que perfeição ou habilidade esse trabalho é apresentado e a CIÊNCIA, precisa ser processado, experimentado, estudado e entendido. Para saber julgar ou criticar um trabalho artístico é necessário um conhecimento amplo do que se avalia, ao contrario vai pro pessoal, pro “achismo”.

Afirmar que geralmente o trabalho artístico é gerado em meio a conflitos, choques e que toda grande idéia surgiu num momento caótico, ou mesmo dizer que artista tem que sofrer pra gerar sua arte ou até mesmo que o artista precisa sofrer muito fazer sua arte, que a criação artística é um processo sofrido e traumático seja talvez um pouco ultrapassado, penso que essa seja uma idéia passada por muitas gerações como um mito, assim como é o mito do bailarino que não fuma ou mesmo do artista porra-louca que só entra no palco chapado, eu prefiro não generalizar, acho perigoso pensar assim, eu aposto num processo tranquilo e natural, um estado que estamos mais abertos e perceptíveis, estamos conectados com o mundo é tolice achar que se trancando no seu mundo um dia “Baixa um Santo”, acende a luz, dar um estalo! Isso pode até acontecer mais cada processo criativo tem sua formula e cada objeto artístico e criado de sua forma. O processo artístico pode ser visto como um ritual que vai desde a idéia de uma criação passado pelos encontros, pesquisas, ensaios, cenário figurino, ensaio geral, estréias, amadurece com as apresentações nunca morre um obra realmente artística nunca morrerá, estará sempre sendo visitada, refeita, estilizada, servirá de inspiração para outros artista enfim, fica.
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